quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ambiente alfabetizador

Como aluna pesquisadora indo para o terceiro semestre da faculdade, posso dizer que tenho uma visão muito mais ampla de um ambiente alfabetizador. Pois não basta ter os materiais didáticos a disposição da sala se o mesmo não for usado de maneira voltada para a leitura e a escrita. Aproveitando cada detalhe e as informações trazidas pelos alunos de sua vivência lá de fora. Com tantas variedades de materiais ficamos mais animados e com interesse em aplicar há cada um para que os alunos possam avançar de níveis com a certeza de que no amanhã serão grandes leitores e que saberam escrever com desenvoltura.
No ensino construtivista estamos sempre sentindo desafiados em relação ao aprendizado do aluno, pois o mesmo ensina a pensar, questionar, discutir enfim fazer do aluno alguém que não vai copiar somente e parar por ali. Mas ter vontade e interesse pelas atividades desenvolvidas indivudualmente, sozinhos, seja como for, enfim sempre buscando nosvos desafios.
O educador também se sentirá mais animado para ensinar, no qual terá que desenvolver muitas atividades com sentido e seqüência de uma para outra.
Em relação aos gêneros de textos o educador terá grande oportunidade de apresentar ao aluno, poemas, poesias, contos, romances, fábulas, enfim desenvolver um belo trabalho na escrita. O qual não escreverá frases sem sentido e terá o gostinho pela escrita e pela leitura.
Como aluna pesquisadora participando da sala de aula, podemos ver o quanto os alunos querem aprender, fazem perguntas inteligentes, são capazes de fazer interpretação de textos. Claro que de acordo com a capacidade deles.
Precisamos acreditar que é possível sim termos escolas com alunos voltados para o aprendizado e educadores com vontade de ensinar.
Como aluna pesquisadora que sou preciso crescer muito em conhecimento para que eu possa ensinar e saber o que estou ensinando. Na posição de aprender juntamente com os alunos.
Nossas escolas públicas precisam mudar de cara.
Ter alegria, luz, interesse, enfim uma beleza que irá contagiar aqueles que estão do lado de fora.
E querer fazer parte dela, sendo educador, aluno, pais, e outros. Sendo assim teremos muitas escolas que vão crescer para um futuro melhor.
E crianças felizes por estarem dentro das escolas, cuidando e zelando por elas.

Nenhum comentário: