quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ambiente Alfabetizador











Todos os cartazes deixo-os coloridos, ilustrados, as crianças apreciam, elogiam e notei que nas atividades artísticas (desenhos, pinturas, Tudo que faço na sala de aula contribui para a constituição no Ambiente recortes, colagens e outros), eles ficaram mais atentos, observadores e concentrados. A curiosidade e a observação são uma constante na sala de aula.
No mês de maio, semana do dia das mães a professora relacionou na lousa uma lista dos presentes sugeridos pelas crianças e chegando em casa comecei a preparar o desenho do objeto e as letras móveis com o nome do mesmo.
Assim que ficaram prontos sugeri na possibilidade de ser aplicado na sala de aula, a professora gostou da idéia e quando utilizamos pela primeira vez os alunos alfabéticos faziam rapidamente e pediam mais envelopes e percebi a necessidade de possui uma quantidade a mais para que
nenhuma criança ficasse fora da atividade.
Surgiram inúmeras perguntas como: Curiosidade de saber o que tinha no envelope. -Quem havia feito? - Como fazia? - O que era para fazer? Todos participaram, gostaram e quem tinha dificuldades fomos auxiliando. Continuo elaborando outras palavras que a professora fala na sala de aula e quando distribuímos as letras móveis esta também faz parte do conteúdo. O cartaz preparei na sala de aula com colagens e recortes de todos os objetos e o nome de cada um e com a participação de todas as crianças.
Aprendemos em conjunto, vale a pena e é muito gratificante.




Os cartazes agora tem outro sentido para as crianças.




Leitura na nova parlenda “ Macaca Sofia” e aplicação das atividades no dia seguinte.
Elaborei um belo cartaz no dia anterior “perfeito”, achei uma macaca cozinhando e com touca na cabeça o restante deixei com a criatividade. As crianças admiram e percebo que recorrem aos cartazes com atenção, com vontade de aprender, com prazer de encontrar o que está procurando, a arte no cartaz e o belo enriqueceu aquele instante de procura.

Nenhum comentário: