sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cantiga de Roda





No dicionário Aurélio a palavra cantiga diz o seguinte: poesia cantada, dividida em estrofes iguais, canção, no popular conversa cheia de lábia e astúcia.As músicas e as parlendas que cantamos com as crianças fazem parte do folclore brasileiro.Cantiga de Roda são canções populares relacionadas com as brincadeiras de roda, de fácil entendimento, melodias simples , de fácil memorização e ritmos equivalentes a cultura local.Antigamente as crianças brincavam em seu universo imaginário, as cantigas de roda também chamadas cirandas, presente na prática infantil, suas, rimas, trocadilhos e repetições estimulam a imaginação e a memória da criança despertando a curiosidade e o interesse. Considerando que umas são divertidas e até eu gosto de compartilhar este momento!As cantigas de roda de autoria anônima e conhecidas no Brasil tem origem européia (Portugal e Espanha), sendo que estas origens já adaptaram ao folclore brasileiro.Através das cantigas de roda, passamos a conhecer os costumes, a fauna, a flora, o cotidiano das pessoas,suas crenças, suas comidas, suas festas e suas brincadeiras. .É o conhecimento de uma cultura diferente, a interação dos alunos em sala de aula , o interesse e o significado que tem para cada uma das crianças seja através da pintura, da colagem e do desenho.O texto acima é para que compreendamos um pouco deste mundo de brincadeiras, sons e rimas que hoje não é explorado mas repleta de prática pedagógica e que bem utilizada em sala de aula teremos resultados satisfatórios.Na sala de aula que sou aluna pesquisadora, observei a construção dia a dia para a execução do livro “cantiga de roda” elaborado pelas crianças. A professora regente juntamente com as crianças escolheram algumas cantigas de roda, e diariamente o texto fazia parte das atividades, da rotina do dia, dos cartazes, das cores, da escrita, da linguagem oral, seja ouvindo cantando ou movimentando-se.Ficamos envolvidos e atentos e nasceram livros belíssimos, apenas faltou um detalhe que com jeitinho conversei com a professora, que no próximo livro haja espaço para a escrita espontânea da criança, (o livro ficou maravilhosos mas elas foram copistas e guiadas). Observei que concordou com a minha fala e que as crianças conseguiram um novo espaço.Vejam pelo lado positivo, quando chegar a nosso momento poderemos corrigir as falhas que observamos, não acham! Com certeza nossa escola ideal permitirá que a criança tenha voz, hora, pensamento e imaginação e poderemos viajar com elas.

Nenhum comentário: